segunda-feira, 22 de abril de 2013

Assembleia da Campanha Salarial

Só com mobilização, os patrões vão respeitar os jornalistas

O Sindicato convoca todos os jornalistas para uma assembleia geral nesta segunda-feira (22/04), a partir das 19 horas, na Casa da Comunicação, para avaliar o resultado das negociações salariais e deliberar sobre formas de luta que façam as empresas avançarem. Após duas rodadas de negociação na Superintendência Regional do Trabalho (SRT), os patrões rejeitaram todas as reivindicações apresentadas pela categoria, concordando em repassar , apenas, o índice de inflação para os salários.

Há quase dez anos sem conceder aumento real, as empresas de Fernando Collor, João Tenório, Thomaz Nonô, Rui Palmeira e Patrícia Sampaio, entre outros sócios diretos e indiretos da OAM, PSICOM e TV ALAGOAS, tem tratado os jornalistas com imenso descaso. A Pajuçara Sistema de Comunicação sequer envia representante para a mesa de negociação. Diante dessa postura desrespeitosa e que afronta a dignidade dos profissionais, não resta alternativa à categoria a não ser a mobilização, para denunciar nas ruas, instituições, veículos alternativos e redes sociais, entre outros espaços, a verdadeira face dos nossos empregadores.

Uma nova e decisiva rodada de negociação está marcada para quarta-feira, às 10 horas, na SRT. O Sindicato espera que os patrões mudem de postura e trate com seriedade as reivindicações dos jornalistas. Entre os itens solicitados pela categoria estão a reposição das perdas inflacionárias, aumento real de 7% e melhoria do auxílio-creche.

JORNADA EM DEFESA DE ALAGOAS

O Sindicato convoca todos os jornalistas a participarem na próxima sexta-feira (26/04) do novo ato público convocado pela CUT, Sindicatos e movimentos sociais, no qual o governo do Estado é alvo das manifestações. Na oportunidade, a categoria também irá se manifestar contra os empresários da comunicação que não respeitam os seus trabalhadores e que cometem irregularidades trabalhistas, previdenciárias, fiscais, etc. A organização desse ato se dará durante a assembleia de segunda-feira, no Sindicato.

POLÍTICA DE ARROCHO E DESVALORIZAÇÃO

Os jornalistas alagoanos têm sido extremamente desvalorizados nos últimos anos, sobretudo pelos grandes veículos de comunicação, que se negam a pagar salários mais justos. O último aumento real conquistado pela categoria aconteceu há cerca de dez anos e foi de apenas 1%. Desde então, as empresas só repassam aos salários o índice da inflação, sendo que em duas oportunidades ofereceram zero de reposição. O Sindicato precisou ameaçar com greve e entrar com dissídio na Justiça para garantir, nessas duas oportunidades, o reajuste salarial.

Essa política das empresas de comunicação em Alagoas contrasta com a realidade nacional, uma vez que a maioria esmagadora dos acordos e convenções coletivas de trabalho tem culminado em ganhos reais. Só em 2012, mais de 94% das negociações salariais terminaram com reajustes acima da inflação, segundo pesquisa divulgada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Além de sofrerem com a política de aumento zero, os jornalistas se sentem ainda mais desvalorizados quando comparam os vencimentos com o salário mínimo. O piso da categoria, que já foi de dez mínimos, não chega a quatro nos dias de hoje. Trata-se de um brutal achatamento que não pode mais ser alimentado pelas empresas.

Temos um jornalismo de qualidade, profissionais competentes e premiados, mas tudo isto pode ser destruído pela ganância selvagem das empresas. Alguns profissionais já tem deixado Alagoas para trabalhar em outros estados, enquanto outros voltam aos bancos da faculdade para se formar em novas profissões.

A alegação dos patrões de que falta dinheiro para pagar melhores salários não é verdadeira. A maioria das empresas vem investindo em tecnologia, novos equipamentos e mais canais de televisão, a exemplo da Organização Arnon de Mello (OAM) e da Pajuçara Sistema de Comunicação (PSICOM), que compraram canais de TV fechada na NET.

Sindicato dos Jornalistas de Alagoas - Sindjornal

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...