quarta-feira, 3 de abril de 2013

Jornalistas acionam a Justiça para evitar calote de O Jornal


Segundo a presidente do Sindjornal, Valdice Gomes, João Lyra ainda não pagou salários e indenizações dos demitidos

Fonte: 
Sindjornal

Após várias negociações para que O Jornal pague aos seus jornalistas as verbas rescisórias e de indenização, resultantes do fechamento da empresa e da demissão dos profissionais, o Sindjornal  ingressou com ações na Justiça para exigir que a empresa cumpra imediatamente as obrigações.
As ações trabalhistas incluem o empresário e deputado federal João Lyra como litisconsorte (réu), e foram ajuizadas em virtude do mesmo não ter cumprido um acordo de parcelamento dos débitos. Através de Sílvia Sacuno (superintendente de O Jornal e executiva do Grupo JL), o deputado se comprometeu a pagar aviso prévio, férias e outras verbas rescisórias em três parcelas, além de recolher o FGTS atrasado e a multa de 40% em suaves prestações.
“Mesmo tendo a compreensão dos trabalhadores e facilidades para saldar o compromisso, o deputado, o Grupo JL e sua representante não cumpriram a palavra”, lamenta Valdice Gomes, presidente do Sindicato dos Jornalistas. Segundo ela, apenas alguns funcionários receberam as primeiras parcelas do acordo, enquanto outros não veem dinheiro desde novembro de 2012.  “Dezenas de colegas foram jogados à própria sorte”, acrescentou.
Calote no Sindicato
Além de não pagar as verbas rescisórias e de indenização, a empresa do deputado também não pagou salários atrasados, e deixou de repassar ao Sindjornal contribuições descontadas dos jornalistas. Essas dívidas também estão sendo cobradas na Justiça e, no caso das contribuições, a retenção configura apropriação indébita.
Calote na Receita Federal
Outro crime cometido pela empresa do parlamentar é o não repasse, para a Receita Federal, das contribuições previdenciárias e do Imposto de Renda descontados dos trabalhadores. No ano passado, o Sindicato dos Jornalistas teve de entrar com representação no Ministério Público Federal denunciando a situação, haja vista que os profissionais caíram na malha fina e não conseguiam receber a restituição do IR.
Laranja
Apesar de pertencer ao deputado João Lyra e funcionar nas instalações do Grupo JL, a Empresa Editora o Jornal está no nome de outra pessoa, considerada de extrema confiança do parlamentar-empresário. Durante os cerca de dez anos em que ficou nas mãos de João Lyra, foi comandada diversas vezes por executivos do Grupo JL.
O próprio deputado, que também é dono da Rádio O Jornal e do portal de notícias Mais.al, deu várias declarações orgulhando-se de ser proprietário dos três veículos. Ele chegou a anunciar que, em breve, estaria adquirindo uma emissora de televisão. O conjunto de empresas era denominado “O Jornal Sistema de Comunicação”.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...