terça-feira, 30 de abril de 2013

Prefeito de União anuncia em coletiva que o município sairá do Cauc


Foto João Paulo Farias
Prefeito Beto Baía (PSD)
Por Ana Paula Pedroza e João Paulo Farias- Secom/UP
O prefeito de União dos Palmares, o médico Beto Baía (PSD), concedeu na tarde desta terça-feira, 30, sua primeira entrevista a imprensa do município. Os 120 dias de gestão e os projetos para os próximos quatros anos, foram os principais pontos da coletiva, que reuniu dezenas, na sala de reuniões do executivo.
O chefe do executivo passou por uma recente e cautelosa cirurgia, no crânio e, emocionado, explicou que até o momento da cirurgia encontrava-se com a saúde debilitada o que vinha afetando seu desempenho na administração do município, mas agora, recuperado, está pronto para “cuidar” do município e da população carente e sofrida que o elegeram. “Sou o prefeito dos pobres, que acreditaram em mim, não sou prefeito de gabinete, quero cuidar das pessoas, que foi um dos objetivos da campanha”, frisa Beto.
No momento, o prefeito prestou esclarecimentos à sociedade, através da imprensa, sobre assuntos como o transporte escolar, como recebeu a Secretaria Municipal de Saúde totalmente sucateada onde dos 25 automóveis pertencentes a secretaria, apenas 5 tinham condições de funcionamento. O Centro de Diagnóstico e Reabilitação encontrava-se sem condições de funcionamento já que estavam quebrados os aparelhos de raio x, mamógrafo e ultrassonografia.
Ao ser indagado sobre auditoria que acontece rotineiramente quando há mudança de gestão, Beto Baía respondeu que não teve condições de realizar por não ter informações, pois sumiram da prefeitura computadores e documentos, muitos deles levados pelo GCOC em operação realizada na gestão anterior.
Um ponto que o prefeito fez questão de ressaltar, e que será, seguindo ele, a maior vitória deste início de gestão e um marco impulsionador para o desenvolvimento do município é que no mês que vem, União dos Palmares estará com o “nome limpo”. A gestão de Beto Baía vai saldar a dívida do município tirando o nome do CAUC, o que significa que União poderá receber verbas federais para realização de projetos, o que não acontece há quase 10 anos.
“Nós iríamos conseguir sanar esta dívida ainda este mês (abril), no entanto acontece um outro grave problema com os aposentados, então este problema foi nossa prioridade, no entanto neste próximo mês resolveremos esta situação do CAUC e assim habilitaremos o município a receber verbas, e iniciaremos as obras que já temos recursos em caixa, mas não podíamos utilizar por conta deste débito,” afirmou o prefeito.
 Beto explicou ainda que com essa pendência do município com a União, o prefeito encontrava-se de mãos amarradas, no entanto, a partir do momento que o nome da cidade sair do CAUC poderemos trabalhar pelo município.
 Secretários, assessores e o procurador do município, acompanharam atentamente a fala do prefeito, que mostrou confiança na sua equipe, “os secretários, são os cargos de confiança do governo, prezei por pessoas técnicas, se eles errarem, erraremos juntos, quero resultados se não trabalhar, mudo de lugar”, cobrou Beto.
A relação com o poder legislativo foi destacada pelo prefeito, hoje a câmara de união, tem quinze vereadores, todos formam a base aliada do governo, fato inédito em várias gestões. “Isso é bom para União, só traz benefícios para a população”, lembra. Beto anunciou a realização de concurso público em setembro deste ano e pretende realizar um concurso a cada ano de seu mandato. Ele também prometeu a divulgação do portal da transparência, mostrando todas as ações da prefeitura à comunidade de forma limpa.
O prefeito disse que não pretende concorrer a eleições para deputado e perguntado se tentaria a reeleição, Beto foi redundante, “sou prefeito por quatro anos, se minha gestão for boa e atingir os objetivos da comunidade, vou para a reeleição”, observa. Já sobre os valores dos salários, pagos aos secretários e funcionários públicos do município, Beto disse que está sendo feito um estudo de responsabilidade fiscal, para ver se o município tem estrutura para melhorar os valores.
Logo quando assumiu em 1° de janeiro, o novo gestor encontrou um verdadeiro caos, deixado pela administração passada, o que o fez, decretar emergência, para que o município pudesse funcionar nas suas principais prioridades, saúde e infraestrutura, “sem o decreto União iria parar”, lembrou. A entrevista coletiva foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Comunicação e contou com a presença, além da imprensa local com todo secretariado da gestão.
 Todos os meios de comunicação do município foram convidados a se fazerem presentes e as perguntas abertas e livres a todos os profissionais presentes no evento. De acordo com o prefeito a iniciativa foi muito importante para que ele pudesse prestar contas dos primeiros 120 dias de sua gestão. “Hoje foram convidados apenas a imprensa, mas num segundo momento marcaremos uma coletiva não apenas à imprensa, mas a toda população a quem devo me reportar principalmente,” concluiu Beto Baía.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...