quinta-feira, 11 de abril de 2013

Será que nós merecemos?


Olívia de Cássia – jornalista

Eu convivo no meio político e nos movimentos sociais há muitos anos e de vez em quando aparece no cenário umas figuras estranhas, como a desse pastor que tem aparecido na mídia diariamente; quer aparecer e tem aproveitado dessa exposição  para gerar mais holofotes, com suas declarações esdrúxulas, preconceituosas e de péssimo gosto.

Desde que assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) vem causando polêmicas e grandes desgastes no meio político brasileiro e na sociedade civil. Desde demostrar seu ódio contra pessoas que se declaram homossexuais, até dizer que quem tinha matado John Lenon e Os Mamonas foi Deus.

O deputado foi eleito depois de acordo firmado com as outras legendas que garantiram ao PSC o direito de indicar o presidente da CDH. Depois de muita polêmica e a proposta para ele trocar de comissão, ele disse que não renunciaria ao cargo e  que  tinha sido eleito democraticamente. Até aí tudo bem, mas falar tanta besteira por metro quadrado é o que complica o meio de campo, ainda mais ocupando a presidência de uma comissão que defende os direitos humanos.

Não achando pouco toda essa propaganda (ou antipropaganda), o referido pastor agora disse que o cantor e compositor Caetano Veloso fez um pacto com o diabo quando gravou a música ‘Sozinho’, de Peninha. É de dar desgosto tanta besteira pronunciada diariamente e ainda mais o destaque que estão dando a essa criatura.

Pastor da igreja Assembleia de Deus, o deputado tem dado declarações racistas na imprensa e mesmo assim tem conquistado adeptos, a maioria da sua religião. Respeito todas as crenças, mas esse senhor está exagerando e passando dos limites. Ninguém merece ter um político dessa espécie no Congresso Nacional. 

Dizem por aí que todo povo tem o governante que merece: mas será que nós merecemos tantas ‘malas sem alças’ no exercício de mandatos eleitos democraticamente nas últimas eleições nesse país afora? Por que será que tantos políticos cheios de ódios e incompetentes são elevados aos postos de comando no nosso País?

A gente vê a grita geral nas redes sociais do pessoal reclamando, principalmente jovens, mas na hora do voto, muita gente termina votando no pior, justificando sua ação alegando que ‘todo político é ruim’. 

A gente sabe que uma grande maioria é imprestável mesmo, mas existem valiosas exceções e é preciso que haja por parte dos governos  investimento na educação para que políticos desse tipo não cheguem ao Congresso Nacional.

O Brasil é um país continental, onde a maioria da população é analfabeta, mas eu acredito que não é só por esse motivo. Tem muita gente que se diz letrada e que dá apoio a esse tipo de pensamento atrasado, conservador e antidemocrático, por anarquia, não a anarquia como ciência social, mas pela bagunça mesmo.

 O País viveu 20 anos em um regime de ditadura, os movimentos sociais, partidos de esquerda e cidadãos de bem lutaram para ver o país livre disso e agora a gente percebe tanta coisa alheia a tudo aquilo que reivindicamos, lutamos e sonhamos para a nossa terra. Será que merecemos isso?

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...