quarta-feira, 1 de maio de 2013

Rio Mundaú volta a ter nível de água normalizado

Antiga Ponte Rocha Cavalcanti, em União, depois da reforma
Fotos de João Paulo Farias

Olívia de Cássia – jornalista

O nível das águas do Rio Mundaú voltou à sua normalidade, em União dos Palmares,  depois de longo um período de escassez provocada pela falta de chuvas, que prejudicou este ano também a Região da Mata alagoana.

Em abril as chuvas voltaram a cair na região, levando tranquilidade para as populações que dependem do rio para o abastecimento das cidades, já que a falta de água começava a preocupar os ambientalistas e gestores.

Em fotos postadas anteriormente nas redes sociais, havia trechos do Rio Mundaú onde o mato tomava o leito, de um canto a outro; dava até para atravessar a pé. Só tinha baronesa e muita sujeira no leito do rio.
Rio Mundaú; ao fundo a Serra da Barriga

No mês de março eu estive em União dos Palmares e o pasto estava muito seco, a paisagem era de região de sertão, açudes secaram e os agricultores da região já temiam a perda das suas lavouras.

Com as chuvas que caíram nos últimos dias, a esperança voltou para pequenos agricultores e a safra do milho e do feijão está garantida, não vai se perder. Pelo menos é o que se espera.

E apesar de no Sertão já ter chovido, o volume de águas caídas ainda não foi suficiente para encher todos os barreiros e cisternas. Mas em outras cidades do Estado, alguns rios já ameaçam a transbordar, devido ao volume das chuvas caídas no Estado, como o Coruripe e o Jacuípe.

São os contrastes da nossa terra de grandes alagados, mas também de regiões onde as chuvas são escassas.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...