quarta-feira, 12 de junho de 2013

Campanha alerta população sobre violência contra idosos

Campanha alerta população sobre violência contra idosos
Para marcar o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, na próxima sexta-feira (14), uma ação educativa. O evento acontece das 8h às 12h, na estação ferroviária de Maceió, e vai contar com uma panfletagem voltada para os funcionários e para a população em geral.

O material distribuído tem como objetivo esclarecer os tipos mais comuns de violência contra o idoso, o fluxograma de atendimento e os procedimentos a serem seguidos em casos do tipo. Na ocasião, serão entregues também laços da cor roxa, símbolo da campanha, lembrando à sociedade a importância de discutir a temática.

“Teremos uma demanda boa passando pelo local, inclusive de cidades do entorno da capital, o que vai possibilitar que cheguemos a outras regiões e possamos abranger um grupo maior”, explica a gerente de Saúde do Idoso, Elizabeth Toledo, acrescentando que a Sesau também fez convocações aos 102 municípios para que desenvolvam ações no dia.

Ela destaca que a ideia é mostrar às pessoas que este tipo de violência existe e está presente no dia a dia de muitas famílias. “Durante muitos anos, essa violência ficou velada, escondida. Mas precisamos mostrar que ela existe e que nós, enquanto cidadãos, temos a obrigação de denunciá-la, ajudando a garantir os direitos dessa parcela da população”, expõe.

Segundo Elisabeth Toledo, além das denúncias da população, os casos do tipo também são de notificação obrigatória por parte dos profissionais de saúde. As ocorrências são armazenadas em um instrumento oficial que emite um número de registro para cada uma, para que elas possam ser acompanhadas.

Denúncias
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, número da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, ou pelo Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi), por meio do número 3315-9928. O órgão é ligado à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seades).

De janeiro a junho de 2012, o Centro registrou 79 casos – durante todo o ano de 2011 foram 190. A maior parte desses idosos reside com a família, é do sexo feminino e tem 75 anos ou mais. Já quanto à natureza das agressões, foram registrados violências física, psicológica e sexual, abandono, negligência, abuso financeiro e econômico, autonegligência e maus-tratos.

Entre as medidas adotadas pelo Ciappi, estão visitas domiciliar e institucional, atendimento presencial e encaminhamento aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Assistência Social (Cras). As ocorrências também são enviadas à Defensoria Pública e ao Ministério Público e instituições de Saúde.

Já o Disque 100 registrou, em 2012, 23.523 denúncias, um crescimento de 186% em relação ao ano anterior, que teve 8.220 casos. “Isso mostra que ou as pessoas estão denunciando mais, estão mais conscientes dessa questão, ou que os números dessa violência continuam crescendo e, por isso, é preciso que cada um faça sua parte”, acrescenta Elizabeth Toledo.
 
Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...