segunda-feira, 17 de junho de 2013

CEV é redenominada para Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda

Comissão agora está vinculada à Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH)

Por Maryana Damasceno

Nesta segunda-feira, 17, através de despacho do Diário Oficial, o governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, alterou a lei de número 7.407, de agosto de 2013, que instituiu a Comissão Estadual da Verdade em Alagoas. A Comissão, agora, é nominada de Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda, levando o nome do jornalista militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) nas décadas de 50 e 60.

O objetivo dessa comissão é acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade nos exames e esclarecimentos às graves violações de direitos humanos ocorridos no período de 1946 e 1988, incluindo a Ditadura Militar. Assim, irá contribuir para a efetivação do direito à memória e à verdade histórica.

A comissão poderá solicitar informações, dados e documentos de órgãos e entidades do Poder Público, classificados em qualquer grau de sigilo. Poderá atuar articuladamente com órgãos federais, estaduais e municipais e também firmar parcerias com instituições de ensino superior ou organismos internacionais para o desenvolvimento de suas atividades.


De acordo com o Secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, agora que a lei já foi sancionada pela Assembleia Legislativa de Alagoas, os trabalhos irão iniciar em breve. “A comissão será composta por sete membros, que serão indicados pela SEMCDH para serem avaliados pelo Governador. Após a aprovação, publicaremos um decreto com os nomes que exercerão um mandato de dois anos na Comissão Jayme Miranda”, concluiu o secretário.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...