quarta-feira, 19 de junho de 2013

Livro que homenageia artesã palmarina é lançado no Muquém

Por João Paulo Farias 
(Texto e fotos) 

Durante as atividades que lembraram os três anos da enchente do Rio Mundaú, que atingiu a comunidade quilombola Muquém, em União dos Palmares, foi lançado o livro ‘A menina do barro’, que conta a história da artesã Irinéia Nunes.

O livro, que  foi impresso pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, é da autora Gianinna Bernardes, que disse ter se sentido honrada em participar do lançamento naquela comunidade.

“Conheci o trabalho de Irinéia no Rio de Janeiro, quando visitei uma amiga; vi uma peça que me chamou a atenção, foi tocante conhecer um trabalho com tanta expressividade”, disse.

A autora teve a oportunidade de encontrar com a artesã numa feira em Maceió, onde ficou encantada com as obras dela. Na enchente, Bernardes acompanhou pela imprensa a situação do Muquém, e esteve várias vezes com dona Irinéia, que lhe contava como sobreviveu à tragédia.

“Quando a Imprensa Oficial lançou o concurso em 2012, eu não era escritora ainda, e lembrei-me da história de Irinéia, que me marcou. Foi por meio de Irinéia que me tornei escritora. Por isso é uma questão de honra fazer um livro e compartilhar essa história com ela”, concluiu.


O evento foi encerrado com um momento de autógrafos, feitos pela autora e também pela homenageada, dona Irinéia Nunes.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...