domingo, 16 de junho de 2013

Palmarinos vão lembrar enchente de 2010 com atividades no Muquém

Dona Irinéia é a artesão do barro do Povoado Muquém
Olívia de Cássia-Repórter
(Texto e foto)

Na próxima terça-feira, 18, quando completa três anos das enchentes do Rio Mundaú e Paraíba, a Secretaria de Cultura do município de União dos Palmares lembrará, às 15h,  a enchente ocorrida no município, quando afixará uma placa na mangueira do Povoado Muquém, local onde cerca de 20 pessoas se protegeram das águas do Rio Mundaú, em junho de 2010.

Além da jaqueira, os moradores do povoado lembram que também se protegeram em cima de uma mangueira e de lenhas que estavam apinhadas no local.

Segundo a secretária de Cultura, Genisete Lucena, ao todo foram 55 pessoas que escaparam por pouco, além de uma cadela vira-latas de nome Filó e um frango.

“Haverá na solenidade, além da placa lembrando os moradores do Muquém, o lançamento do livro ‘A menina do barro’, impresso pela Gráfica Oficial Graciliano Ramos, da autora Gianinne Bernardo, que conta a história de dona Irinéia Nunes, a artesã do barro do povoado”, conta Genisete.

Dona Irinéia Nunes foi denominada patrimônio imaterial do Estado e também sobreviveu às águas da enchente. A secretária observa que dentro da programação do evento também vai haver o lançamento de uma pequena reportagem em vídeo sobre o Muquém de antes e agora, depois da reconstrução, contendo depoimentos dos sobreviventes das enchentes e que depois será publicado no site http://www.orelampago.com.


Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...