quarta-feira, 17 de julho de 2013

Reflexões de hoje


Olívia de Cássia - jornalista

Tenho pensado muito nos últimos tempos que a gente pode melhorar o nosso desempenho na vida quando acredita que tudo pode ser diferente e mais positivo quando estamos de bem conosco e com a vida.

Essa constatação se deu desde o momento em que eu resolvi adotar em minha vida outro comportamento, outra conduta, procurando melhorar a minha autoestima. Percebi que apesar das dificuldades que surgem na minha rotina atrapalhada, eu tenho conseguido superá-las com mais firmeza, com discernimento.  

Mas chegar até esse estágio não é fácil. Cansei de ter pena de mim, cansei de me ver como alguém que quase não dava certo e que tudo era muito  atrapalhado e visto de forma dificultosa.

Não quero mais me sentir como se eu fosse um estorvo e isso eu já sei. São passos que às vezes podem parecer difíceis de dar, mas que a gente vai conseguindo quando se percebe de outra forma, sem autopiedade e sem comiseração.

Essa fala pode até parecer uma mensagem de autoajuda; que seja, mas tenho me tornado um ser humano melhor, sou hoje mais positiva, sem medos bobos e sem a renúncia de meus melhores sentimentos.

Todos nós queremos ter uma vida feliz e sabemos que se adotamos uma atitude positiva o retorno será melhor do que teríamos com uma atitude ao contrário. 

Às vezes, por diversas situações na nossa vida, seja por conta de um amor perdido, de uma dispensa no emprego ou da perda de um ente querido, somos afetados de alguma forma, impiedosamente.

Nessas horas, se não mantivermos um pouco de dignidade e afeição por nós mesmos,  se não tivermos afeto nossa qualidade de vida vai abaixo e podemos nos tornar pessoas amargas, até agressivas, às vezes atropelando todo mundo.

Percebi, ao longo dessa minha trajetória que esse comportamento adverso não nos leva a lugares muito salutares e muito menos perfeitos. Com isso nos tornamos pessoas sem muita graça e indesejáveis até, por conta do nosso pessimismo e da forma negativa com que vemos o mundo.

Depois de muitas idas e vindas eu resolvi me amar e deixar de ter pena de mim, deixar de ficar lamentando a perda de um amor que já não me acrescentava nada e que só queria me tirar o que eu tinha de melhor, deixar que a minha coragem superasse meus medos.

Mas a gente só percebe isso muitas vezes quando  apanha muito da vida e chega quase ao fundo do poço para poder se reerguer feito uma fênix, o pássaro da mitologia grega que ressurgiu das cinzas.

Tenho pensado muito em algumas situações que vivi e cada vez eu me convenço de que saí fortalecida disso tudo.  Em muitas ocasiões, a vida exige que a gente jogue a toalha e peça arrego; em outras a vida pede que você arregace as mangas e vá à luta, que busque conquistar seus sonhos e que não se deixe dominar. Fica a reflexão para esta noite.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...