sexta-feira, 19 de julho de 2013

Semed reúne palmarinos numa conversa sobre a “Festa da Padroeira”

Com assessoria \Prefeitura de União dos Palmares

Foto: Antonio Aragão
A Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares (Semed) reuniu centenas palmarinos, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), num evento intitulado “Chá com Memória”, na quarta-feira (17), com o objetivo de “contar histórias e retratar a história da tradicional festa da padroeira”, Santa Maria Madalena. 
Um vídeo com fotos históricas e recentes dos principais eventos da Festa abriu o evento, regado a  muito chá e biscoitos. O encontro reuniu pessoas que fizeram parte da história da festa como o percursor na comunicação palmarina, Maurino Veras, que durante 22 anos participou dos festejos de Santa Maria Madalena.
Também participaram da ‘Mesa de Honra’ do evento o desembargador Otávio Leão Praxedes, que destacou a importância da festa na história da sua família; a secretária de Cultura, Genisete Sarmento; o comerciant aposentado Orlando Baía, que já foi juiz da festa; a primeira-dama do município, Conceição Baía;o ex-secretário de Cultura, Paulinho Sarmento e a radialista e locutora Yolanda Alves, que por muitos anos foi locutora da festa, entre outros.
Para o desembargador Otávio Leão Praxedes, "esse projeto que retrata a história religiosa de União dos Palmares, do ponto de vista de sua criação até os dias atuais. vai servir de referência para a comunidade estudantil do  município que é extremamente atuante no tocante às pesquisas palmarinas que edificarão o saber de cada aluno da minha querida União dos Palmares", disse o desembargador.
Praxedes lembrou de momentos de sua infância na cidade, quando chegou a trabalhar na feira-livre de União dos Palmares como vendedor de jornal e sabão ao lado de suas duas irmãs até se transformar num jogador de futebol vitorioso pelo Centro Sportivo Alagoano, o CSA.
Para o fotógrafo Ladorvane Cabral, "esse encontro resgata um legado religioso que se tornou referência na Zona da Mata alagoana. A iniciativa do secretário municipal de Educação, Ricardo Praxedes, contempla a história de União dos Palmares que se tornou grandiosa pela sua importância cultural. Nesse contexto, temos a vaga sensação que praticamente tudo isto está desaparecendo", disse Ladorvane.
Presenças
Estiveram presentes ao evento, além do secretário de Educação, Ricardo Praxedes, o secretário de Administração, Edemir Moraes, o secretário de Meio Ambiente, Macário Rodrigues e o vereador Bruno Praxedes.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...