sábado, 20 de julho de 2013

Setor hoteleiro de Alagoas se prepara para a Copa de 2014

Fotos: Sandro Lima

Olívia de Cássia – Repórter


O setor hoteleiro de Alagoas já se prepara para a Copa do Mundo de Futebol, que acontece no país em 2014. A Copa é um dos maiores eventos esportivos do planeta e acontecerá no Brasil pela segunda vez na história: a primeira foi em 1950.  A Tribuna Independente foi ouvir o setor hoteleiro do Estado para saber como estão os preparativos para o evento, que trará para Alagoas centenas de turistas de várias partes do mundo, porque Maceió tem tudo para ser um Centro de Treinamento das seleções e ainda porque os turistas que estão no Nordeste tendem a visitar outros pontos turísticos próximos.
A diretora executiva do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, e Similares de Alagoas (SHRBS-AL), Eliete Morais, disse que há uma expectativa do setor para a Copa do Mundo, pois a ocupação dos hotéis do litoral de Alagoas (Norte e Sul), na Copa das Confederações, não teve baixa temporada. “A ocupação esteve em torno de 80 a 85% em junho e consideramos muito boa”, destaca.
Eliete Morais observou que os hotéis do Estado têm capacidade para a demanda que deve vir no ano que vem, principalmente porque está havendo implantação de novos hotéis e ampliação de vários outros já existentes como preparativo para o evento. Dados da entidade, atualizados em 5 de março deste ano, indicam que, juntos, em Maceió, Japaratinga e  Maragogi, há  87 estabelecimentos filiados ao Sindicato, entre hotéis, motéis, restaurantes, pousadas e afins.
Segundo ela, o setor vem se preparando desde o segundo semestre de 2012, com treinamentos da mão de obra, ampliação do número de leitos, modernização dos equipamentos hoteleiros, parcerias com o setor público para melhorias na segurança pública do governo, segundo ela, a climatização do Centro de Convenções e melhorias da infraestrutura das cidades.
Eliete destaca que o número de turistas esperados para 2014 é de um acréscimo de 80% a mais da ocupação do que em junho deste ano. Comparando esse número com os números de outro ano em que não houve evento tão grande no Brasil, por exemplo, 2012, ela avalia que será um crescimento de 90 a 95% o número de turistas em junho e julho de 2014.
O setor hoteleiro também está treinando pessoal desde 2012, segundo Eliete, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e em agosto próximo terão início vários cursos pelo Pronatec Copa, “inclusive de idiomas, em Maceió e Maragogi, que serão gratuitos”, informa.
Esses treinamentos serão nos hotéis e estão sob a coordenação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e outros pela Secretaria Municipal de turismo de Maceió (Semptur). A diretora executiva do Sindhotéis explica que a maioria do pessoal que já trabalha em hotéis e com turismo já tem domínio de línguas estrangeiras, principalmente pessoal de recepção e eventos.
“Em se tratando de gerência, eles são bem preparados. Para os demais, o Pronatec iniciará várias turmas de inglês e espanhol para todas as funções e dentro dos estabelecimentos”, destaca. Eliete também ressalta que os funcionários do setor hoteleiro estão fazendo cursos de qualificação como de atendimento, idiomas e de formação.
INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA
Alfredo Rebelo, diretor executivo do Maceió Atlantic Suítes, disse que o setor hoteleiro de Alagoas, não só vem se preparando para a Copa de 2104, mas também para eventos diversos, como as próximas Olimpíadas, que serão realizadas em 2016, no Rio de Janeiro, entre outras atividades.
Segundo Alfredo Rebelo, o hotel está preparado para qualquer evento: seja ele a Copa, as Olimpíadas ou outro qualquer, pois vem se modernizando ao longo dos anos. “Há muito tempo o setor hoteleiro alagoano vem investindo na qualidade dos produtos oferecidos a seus hóspedes: investimentos em equipamentos, modernização tecnológica, que propicia um conforto maior”, explica.
 Segundo o diretor executivo, o sistema de segurança da empresa, hoje, é um dos mais modernos, tem tecnologia de ponta. Ele observa que há uma melhoria contínua na empresa e que o hotel implantou há sete anos a ISO em 100% dos apartamentos. “Fomos o primeiro hotel do Nordeste a ter ISO em 100% dos apartamentos; não é fácil ter um empreendimento desse vulto: isso significa o compromisso com a qualidade”, avalia. 
Secretaria de Turismo está  otimista
A secretária do estado de Turismo, Danielle Novis, disse que a expectativa para o turismo alagoano com vistas a eventos como a Copa é a melhor possível. Segundo Novis, em janeiro de 2012, o Ministério do Turismo chancelou nove municípios alagoanos como destinos turísticos próximos as 12  cidades-sedes e que têm potencial para receber um grande fluxo de turistas. “A ideia do MTur é incentivar o visitante a conhecer os atrativos turísticos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego”, destacou.
Foto de Olívia de Cássia
São 88 produtos e 184 destinos brasileiros em municípios distantes até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos palcos da Copa. Em Alagoas, além de Maceió e Maragogi, as outras cidades alagoanas escolhidas pelo Ministério do Turismo são: Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio e Paripueira, no Litoral Norte, e Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, no Litoral Sul.
Segundo a secretária, depois da determinação federal, a Setur-AL vem trabalhando a campanha “Alagoas: As Praias da Copa” em feiras do setor turístico. Mesmo não atuando como sede, Maceió, está listada pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) da Fifa como uma das possíveis cidades que podem atuar como Centro de Treinamento para Seleções. Outra estratégia do governo foi criar o Comitê da Copa do Mundo, por meio do Decreto nº 14.090, de 10 de junho de 2011, pelo governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, com o objetivo de construir uma “força-tarefa” para transformar Alagoas em Centro de Treinamento. ”, explicou.
CONHECIMENTO
Essa semana, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL) promoveu a Semana  do Conhecimento, com oficinas e palestras e em agosto o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Similares de Alagoas (SHRBS-AL) estará promovendo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) um Curso de Gestão de Estoques e outro de Gestão de Pessoas e equipes na medida, dentre outros que estão programados para este segundo semestre/2013. Todos esses cursos e capacitações, segundo Eliete Morais, são em vista de eventos como a Copa 2014.

(Reportagem para a Tribuna Independente edição deste domingo, 21-7-2013)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...