quarta-feira, 17 de julho de 2013

União dos Palmares recebe Conferência sobre Igualdade Racial nesta quinta-feira

Etapa palmarina é preparatória para III Coepir e reúne municípios dos vales do Mundaú e Paraíba

Por Marcos Jorge

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, realiza nesta quinta-feira (18), a partir das 8h, em União dos Palmares, a etapa da Regional do Vale do Paraíba e do Mundaú preparatória para a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (III Coepir). O evento acontece no auditório da Prefeitura do Município, situado à avenida Marechal Deodoro da Fonseca, Centro.

A programação começa às 9 horas, com a mesa de abertura “Democracia e Desenvolvimento sem racismo; por uma Alagoas Afirmativa”, apresentada pelo superintendente dos Direitos Humanos, Geraldo de Majella. Também proferem palestras o professor de Antropologia da Uneal Edson Bezerra; o técnico pedagógico da Secretaria de Estado da Educação e coordenador do Curso de História do Cesmac, Zezito Araújo; o coordenador nacional de Formação dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNS), presidente do Centro de Cultura e Estudos Anajô e conselheiro Nacional de Políticas para Igualdade Racial (CNPIR), Helcias Pereira.

A programação inclui os seguintes eixos temáticos: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de igualdade racial no Município e no Estado: avanços e desafios; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade Racial – Sinapir; e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

Outras regiões

No dia 25, acontece a de Arapiraca, atingindo toda parte do Agreste. E dia 31 ocorre a de Maceió, envolvendo tanto a Região Metropolitana quanto o litoral Norte.

As conferências regionais têm como propósito propor, avaliar e discutir os avanços e desafios da política municipal em defesa dos direitos de todas as etnias vulneráveis ao preconceito racial, social, cultural, religioso e todas as formas de intolerância. Durante o evento, que apresenta como tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por uma Alagoas afirmativa”, serão eleitos os delegados que participarão da fase estadual, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto.


Fonte: Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...