quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Iphan faz visita técnica à estação ferroviária de União; espaço será cedido ao município

Por João Paulo Farias – Texto e Fotos

O município de União dos Palmares terá o domínio da estação ferroviária da cidade, que está desativada há anos. O pedido de transferência foi feito ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, pelo prefeito Beto Baía e pela secretária de Cultura Genisete Sarmento.

Com a transferência para o município, o local será restaurado, revitalizado e transformado em espaço cultural.

 O projeto contempla, entre outras coisas, a transformação da estação em museu, construção de biblioteca, construção das sedes das secretarias de Cultura e Turismo e revitalização do mercado de artesanato, que já funciona no local.

Na manhã desta quarta-feira,21, a arquiteta do Iphan, Joelma Farias, esteve visitando a estação, onde fotografou o local que contém três prédios e um viradouro.

Acompanhada pela secretária de cultura, Genisete Sarmento e o assessor de planejamento de políticas públicas do município, Francisco Viana, a arquiteta disse que fará um relatório de levantamento da situação em que se encontram os prédios. Segundo ela, o processo de transferência não será demorado, principalmente porque a utilização do espaço será cultural.

Segundo a secretária Genisete Sarmento, além da restauração do espaço, será criado o Passeio de Trem, de União dos Palmares ao distrito de Rocha Cavalcante, “o empenho será grande para transformar esse local num espaço de cultura do município.

Em dezembro de 2014 completa 130 anos que a ferrovia foi inaugurada, quem sabe não estaremos reinaugurando a estação e o passeio à antiga Barra do Canhoto. Por enquanto é um sonho, mas vamos trabalhar o sonho e torná-lo realidade”, disse.










 
 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...