segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Com muita festa e desfile cívico, União dos Palmares comemora 182 de emancipação

Evento contou com um palanque eclético de parlamentares  do Estado e autoridades do município

Fotos de Olívia de Cássia
Reportagem: Olívia de Cássia, com informações adicionais de João Paulo Farias

Encerrando as comemorações  da semana da emancipação, com shows das bandas Forró da Mulherada e Galã do Brega, que reuniu mais de cinco mil pessoas na Praça Basiliano Sarmento, o município de União dos Palmares viveu um domingo, 13, de muita festa e orgulho cívico, em comemoração aos 182 anos de emancipação, que teve início desde o último dia 7 com Concerto Ero Dictus In Classic do Grupo Erro Dictus e show de calouros e culminou com a festa de ontem.

 A programação à tarde reuniu no palanque oficial políticos de vários partidos: o prefeito Beto Baía (PSD), secretários de governo; os deputados federais Francisco Tenório (PMN) e Paulo Fernando dos Santos (Paulão do PT); os deputados estaduais João Henrique Caldas (PTN) e Dudu Holanda (PSD; além do prefeito de Ibateguara, Geo Cruz, entre outras autoridades.

O prefeito Beto Baía (PSD) prestigiou o professor Lamparina, que foi instrutor de bandas de colégios do município e passa por um problema de saúde. O prefeito destacou a importância de Lamparina para a cultura de União dos Palmares e a importância de celebrar o dia da emancipação: “Estou feliz por esse momento, agradeço a presença de todos vocês pelo empenho em realizar essa festa”, disse o prefeito.

O desfile cívico homenageou a cultura alagoana e as escolas se apresentaram com um colorido das tradições culturais nordestinas, destaque para os folguedos populares, que encantou a todos: autoridades e a população do município, que lotou a Avenida Monsenhor Clóvis. Dezenas de escolas da Terra da Liberdade capricharam nas indumentárias e nas coreografias, principalmente as crianças.

“Esse é um momento muito especial de homenagem à nossa cultura, União está de parabéns, pela brilhante festa”, disse o prefeito Beto Baía.

HASTEAMENTO

Pela manhã, aconteceu a cerimônia de hasteamento das bandeiras, que reuniu autoridades e funcionários do município. O ato cívico foi animado pelo coral do Espaço Cultural Acotirene e a banda de fanfarra da Escola Mário Gomes, que cantaram os hinos de União dos Palmares e do Brasil.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...