quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Livro sobre movimento negro no Estado será lançado dia 27, no Centro de Convenções

Por Olívia de Cássia

O livro "Movimento Social Negro e Estado: a política pública como resultado dessa correlação" será lançado no próximo dia 27, às 19h, no Café Literário (Cantinho das Ideias), no Centro de Convenções Rute Cardoso.

A obra foi escrita pelo sociólogo e professor Carlos Martins e por Laurita Santos, que discorrem sobre a efetivação de políticas públicas como a ferramenta fundamental para a minimização de problemas enfrentados por diversos segmentos da sociedade, bem como  a relação entre Estado e os movimentos sociais.

Segundo os autores, em se tratando de movimento social negro essa relação ganha características particulares por se tratar de uma relação recheada de especificidades inerentes às demandas do próprio movimento.

“Além disso, essa relação, ao longo da história, foi pautada numa polarização e subsequentemente numa correlação de força marcada entre consensos e dissensos”, observa Carlos Martins.

Segundo ele, em Alagoas, o Movimento Social Negro e o Estado protagonizaram, no período em questão, uma “cena” marcada “por uma relação que possibilitou a ascensão de simbologias negras nas ações governamentais e de militantes negros em cargos importantes no governo”, destaca.

O professor pontua  ainda que os resultados obtidos por este trabalho revelam situações que demonstram como os agentes sociais em questão percebiam sua própria ação. “As divergências em torno da implementação das políticas sociais com recorte étnico eram o principal motivo dessas divergências”, diz ele.

Carlos Martins acrescenta que além dos dissensos marcados nas relações entre movimento social negro e Estado e entre os próprios militantes, fica evidente também a forma como o Poder Público percebia as simbologias negras.

O lançamento do livro é uma boa oportunidade para se conhecer mais sobre o tema  e participar do debate sobre as política sociais para o movimento negro. Vale a pena conferir.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro Movimento Social Negro e Estado: a política pública como resultado dessa correlação".
Autores: Carlos Martins e Laurita Santos
Quando: Dia 27
Onde: Centro de Convenções Rute Cardoso-Jaraguá


Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...