terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vereador de União quer vetar entrada de travestis em banheiros femininos

Vereador Paulo César, em foto do site Parada Obrigatória
Olívia de Cássia, com informações do blog do professor Nivaldo e do G1

Em União dos Palmares, o vereador Paulo César (PMN) defendeu na sessão da Câmara Municipal, realizada na noite desta segunda-feira, 14, um requerimento de sua autoria que proíbe a entrada de travestis em banheiros públicos femininos do município.

Segundo o parlamentar, é constrangedor ver travestis usando o banheiro feminino. Segundo o Paulo César, durante a festa de emancipação política, realizada no município no último domingo 13, alguns travestis fizeram uso de banheiros femininos em União.

 “Se minha mulher tivesse no banheiro não teria deixado”, disse o vereador. O requerimento do parlamentar do PMN foi aprovado por unanimidade na Casa de Hermano Plech.

Já que o mundo mudou e existe atualmente a diversidade de gênero, os vereadores poderiam ter também apresentado um projeto propondo um terceiro banheiro, para travestis e transexuais, porque, por mais que o mundo tenha avançado, há que se observar que não é todo mundo que se sente bem com a situação.

Em vários estados do país já existem projetos prevendo a construção de banheiros para pessoas que se identificam como LGBT. Em Florianópolis, um projeto de lei para a criação de banheiros "unissex" também está gerando polêmica.

O projeto é do  vereador Deglaber Goulart (PMDB); o documento especifica, no artigo 1º, que "ficam os shoppings centers, supermercados, restaurantes, cinemas e locais de diversões, obrigados a instalar banheiros masculino, feminino e unissex".

A iniciativa do vereador de Florianópolis também gerou muito falatório e o parlamentar foi acusado de preconceituoso.

Segundo matéria veiculada no G1, no projeto não está especificado quem usaria o banheiro "unissex", apenas que a utilização seria proibida por criança, a não ser que estivessem acompanhadas de um responsável.

O projeto também obriga que esses locais estejam de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e que nenhuma outra construção ou reforma em estabelecimentos será licenciada pelo município caso não haja a instalação do banheiro.

Na justificativa do projeto, o vereador Deglaber Goulart  afirmou que "impor o seu direito aos demais é ditadura, o que não pode ser tolerado. É o caso de homens que já utilizam o banheiro feminino sob o argumento de que se identificam com o outro sexo, ou seja, se sentem mulheres".

O vereador de Florianópolis teria afirmado ainda que o banheiro seria usado por simpatizantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). "Não há discriminação. Se tem no Rio de Janeiro, em Curitiba, em outras cidades, por que só em Florianópolis que existe discriminação?", questionou o vereador.

Pelo visto, não é só em União dos Palmares, Alagoas, Terra de Zumbi e da liberdade, que a polêmica foi plantada.  E você, caro internauta, o que acha da ideia?

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...