quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Ambientalistas e secretários de União reúnem-se para falar da limpeza urbana

Fotos de José Marcelo Pereira
Com JMarcelo Fotos
 Ontem, dia 13, os secretários de educação e infraestrutura de União dos Palmares, Ricardo Praxedes e Edvan Correia (Bobo) estiveram reunidos com coordenadores da Sala Verde Serrana dos Quilombos, no entorno do Lago Veras, para colocar simbolicamente os adesivos Limpado e Educando na Terra da Liberdade nos tambores que estão sendo espalhados pelo centro da cidade.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Infraestrutura objetiva uma campanha de conscientização com a sociedade civil palmarina, para que todos entendam a importância de manter limpa uma cidade como União dos Palmares pelo seu valor histórico e cultural.
Segundo a geógrafa Maria Aparecida Lopes (Cidinha) a Sala Verde já vem participando de reuniões que envolvem a temática do lixo urbano em União há um tempo. “Essa questão da limpeza urbana tem preocupado a gente. Compreendemos que 50% é de responsabilidade da educação ambiental (Sala Verde) e 50% é da gestão pública com os horários do carro coletor, a questão da varredura e da forma como é coletado o lixo". E acrescenta: "A farda e cursos de capacitações para os garis estão incluídos em nosso projeto".
A professora Maria Betânia da Silva Almeida, que faz parte da equipe da Sala Verde, departamento ligado à Semed, disse que desde 2008 os ambientalistas que estão na Sala Verde vêm aprimorando o projeto de Limpeza Urbana e formando parcerias com as secretarias de infraestrutura e meio ambiente, “para que as pessoas fiquem atentas com o calendário do carro coletor e com isso possam colocar o lixo no horário certo", observa.
O secretário Ricardo Praxedes disse que, inicialmente, mandou confeccionar 200 adesivos e, de acordo com a necessidade de novos tambores colocados pela Secretaria de Infraestrutura, mais adesivos serão feitos.
A ambientalista e diretora de Ensino do município, Gorette Galvão, comentou na ocasião que: "Mesmo com a limpeza que vem ocorrendo nas vias públicas de União, os secretários e a equipe de ambientalistas querem promover campanhas nas escolas do município, nas associações de bairros e divulgar nos blogs/sites e rádios locais a campanha, para que juntos possamos ter um resultado positivo".
Aparecida Lopes acrescentou que na próxima segunda-feira a equipe da Sala Verde irá se reunir novamente com os secretários para definir o cronograma da campanha.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...