domingo, 17 de novembro de 2013

Cavalgada da Liberdade refaz a trilha dos negros

Por João Paulo Farias – Texto e Fotos

A II Cavalgada da Liberdade reuniu na manhã deste domingo, 17, dezenas de cavaleiros e amazonas que percorreram 54 km de União dos Palmares ao município de Viçosa, refazendo a rota de fuga do líder negro Zumbi dos Palmares.

O evento é realizado pelo ministério dos Esportes, com o apoio dos governos estadual e do município. A concentração foi às 5 horas, na Estação Ferroviária da cidade, onde foi servido um café da manhã aos participantes e logo após a benção do padre Marconi Nunes, da paróquia local, o cortejo seguiu em direção ao Sítio Recanto na Serra da Barriga, onde receberam a benção da Ialorixá Mãe Neide.

Na primeira parada no distrito do Timbó, a 15 km de União dos Palmares, foram entregues cestas básicas, arrecadadas pelos participantes da cavalgada e kits com material esportivo doado pelo Ministério dos Esportes.

Segundo a organização do evento, ocorrerão três paradas, as chamadas ‘bate-celas’ até o destino final, em Viçosa. Para o ministro Aldo Rebelo o momento é muito especial, “é com muito prazer que coordeno essa segunda cavalgada, agradeço o apoio do Governo do Estado e do prefeito de União. Um forte abraço a todos”, disse o ministro.

O prefeito de União dos Palmares, o médico Beto Baía (PSD) agradeceu a vinda do ministro ao município e ressaltou que a cidade precisa de espaços para a prática de esportes, com o objetivo de proporcionar aos jovens uma vida saudável e longe das drogas. “Agradeço a presença de todos vocês que nos ajudaram a fazer essa grande festa”, disse.

PRESENÇAS
A II Cavalgada da Liberdade reuniu dezenas de autoridades doo município: o prefeito de União dos Palmares, Beto Baía, (PSD), a primeira dama Conceição Baía, o vice prefeito, Eduardo Pedrosa (PMN), os secretários de Cultura, Genisete Sarmento; Saúde, Carla Theresa; Meio Ambiente, Macário Rodrigues, Comunicação, Hermes Marques, Educação, Ricardo Praxedes, Indústria e Comércio, Rosangela Barros e Finanças, Roberto Carnaúba. Além da coordenadora da Defesa Civil municipal, Nádia Seabra.

O Governo do Estado foi representado pelo secretário-adjunto da Educação e Esportes, Jorge VI, a secretária de estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, e o secretário estadual da Articulação Social, Claudionor Araújo.


Representantes da Fundação Cultural Palmares, também participaram da cavalgada: o diretor da FCP/BR, Alexandro Reis e Maria José, representante em Alagoas. O deputado federal, Francisco Tenório (PMN) também marcou presença, além do prefeito da cidade de Murici, Remi Calheiros (PMDB).








Todas as fotos AQUI

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...