quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Grupo se reúne para falar sobre a história de União dos Palmares



Foto: Blog JMFotos

Olívia de Cássia com informações de JMFotos

Dentre as ações da Secretaria de Cultura de União dos Palmares, na última semana de outubro  até ontem, aconteceu o curso de formação sobre História do Quilombo dos Palmares, no auditório da Prefeitura.

O público-alvo para as palestras foram os profissionais que lidam diretamente com os turistas, que são mototaxistas, taxistas, donos e funcionários de hotéis e restaurantes do município, agências e guias de turismo.

Segundo a secretária de Cultura, Genisete de Lucena Sarmento,  os temas abordados nas palestras foram os quilombos, as escavações feitas no Parque Histórico Nacional (na Serra da Barriga) feitas pelo antropólogo Scott Joseph Allen.

 Além da secretária de Cultura, o geógrafo Franco Maciel, que vem pesquisando a história de União há anos, também compartilhou com os presentes alguns temas de sua pesquisa, que futuramente será transformada em livro.

O professor Franco Maciel falou do pós-quilombo até os dias atuais. Os três dias foram importantes para "preencher" as lacunas que ficam em nossas memórias em relação a fatos ocorridos antes e depois da extinção do Quilombo dos Palmares.

Genisete  informou que o curso História do Quilombo dos Palmares terá sua segunda edição no começo de 2014. "Estaremos ofertando no primeiro trimestre o curso novamente. Vamos dar uma melhorada nos módulos e queremos trazer autores que tenham pesquisas sobre União dos Palmares, para apresentar seus trabalhos", observou.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...