quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Homenagens ao herói negro Zumbi em União lembram 318 anos da morte do líder

Fotos de Olívia de Cássia
Olívia de Cássia – Repórter

Cerca de cinco mil pessoas estavam sendo esperadas na Serra da Barriga, em União dos Palmares, no Dia da Consciência Negra, para reverenciar os 318 anos da morte de Zumbi e homenagear o herói negro, segundo a representante do Escritório da Fundação Palmares, em Alagoas, Maria José da Silva.

Na subida da Serra, logo cedo, as equipes de reportagens e vários carros foram bloqueados para prosseguir o caminho, com argumentação, segundo os motoristas que foram barrados, de que seria pago um pedágio e não subiriam todos.

Depois de algumas negociações a passagens de carros pequenos foi liberada até determinado ponto e subiram até o platô apenas os carros de apoio, de reportagens, ambulâncias e Corpo de Bombeiros.

Segundo Maria José, da FCP, estavam sendo esperados 40 vans com grupos culturais e religiosos; 500 capoeiristas estavam inscritos para fazerem apresentações, entre outros grupos culturais da cidade e de municípios vizinhos.

Sobre a reforma no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, Maria José explicou que já estão adiantadas em 90%.  Segundo ela, os banheiros ficaram fechados por conta da questão da água que está sendo resolvida no parque, mas foram disponibilizados vários banheiros químicos na serra, para quem precisasse utilizar.

“O dia hoje é importante para a gente fazer uma reflexão sobre a data e as conquistas que já tivemos; reverenciar Zumbi, apesar da situação preocupante da violência no Estado, que acomete não só jovens negros, mas mulheres também; celebrar Zumbi, mas não esquecer o presente”, observou Maria.

Várias homenagens foram e estão sendo realizadas durante todo o mês no município e hoje à noite na Praça Basiliano Sarmento, no Centro da cidade, haverá show de Igbonan Rocha e de Martinho da Vila.

A chuva que caiu intensa no local não impediu a realização da festa, no platô da Serra da Barriga e muita gente lembrou a epopeia de Zumbi dos Palmares.

Depois do cortejo afro, com a aposição de flores na estátua de Zumbi, houve uma salva de tiros, seguida da posse do Comitê Gestor, que terá a participação de grupos religiosos e a Ialorixá Mãe Neide como representante.

Mãe Neide disse que estava emocionada e também cansada pela série de atividades da semana, sem dormir direito, mas pediu a Zumbi cada dia mais força e consciência. “Agradeço a todos pela confiança e prometo cumprir pelo menos um pouquinho da missão que me foi dada. Quando sento na cadeira, não estou sozinha”, disse ela, encerrando a fala com uma música da líder espiritual e atriz Xica da Silva, sobre Zumbi e foi bastante aplaudida.

Além do Comitê, houve a assinatura simbólica de um Termo de Cooperação, que facilitará as negociações das demandas do povo negro com os gestores. Segundo Mãe Neide, o Comitê gestor terá um papel importante para o povo negro. As atividades comemorativas na Serra da Barriga começaram na madrugada, com o tradicional canto e rezas dos religiosos de matriz africana.

Nas falas das autoridades no palanque também foram anunciados para a região vários projetos e a ministra Marta Suplicy mandou como representante Márcia Holemberg, que anunciou a destinação de verbas para as artesãs Irinéia Nunes, Marinalva, e Julieta, artesãs do barro do Muquém, além de editais que foram e serão publicados com a destinação de recursos.

Márcia Holemberg informou que os editais serão parte do programa do Governo Federal Cultura Viva e que de 350 grupos e pessoas foram contempladas; 24 serão de Alagoas. Também foi anunciado que a previsão para a conclusão das obras de reforma no parque serão daqui a um mês.

A secretária de Cultura do município,  Genisete de Lucena Sarmento, disse que a Serra da Barriga até hoje inspira muitas lideranças no País. “Esse é um momento de continuar refletindo sobre a condição de vida de milhares de brasileiros e lutando, fazendo com que as condições de vida dessas pessoas não seja precária”, ressaltou.

O prefeito Beto Baía (PSD) disse que esse é um grande momento de homenagear Zumbi e o espírito de liberdade que ele inspira nas pessoas “e isso começa a mudar a história, provocando avanços contra a desigualdade, por uma sociedade mais justa”, observou o prefeito. Beto destacou que a Serra da Barriga recebe cerca de mil visitantes por mês e que precisa oferecer condições para que os visitantes sejam bem-recebidos.

PRESERVAÇÃO DA CULTURA

 A artista popular Dona Zeza do Coco disse que já é tradição na sua família a preservação da cultura e dos folguedos.  Além de participar do coco, dona Zeza compõe as músicas para o grupo e disse que foi testemunha do tombamento da Serra da Barriga, fato que a deixa emocionada.  

“Na época não tinha nada aqui, só mato; agora está uma maravilha. O que precisa é as autoridades darem mais atenção aos grupos culturais da terra”, destaca. Ela conta que também faz literatura de cordel e também é artesã.

Além do prefeito Beto Baía (PSD), vários secretários do município também estavam presentes.  A secretária das Minorias, Kátia Born, representou o governador Teotonio Vilela (PSDB); o presidente da Fundação Palmares, o ator Hilton Cobra, o reitor da Uneal , Jairo Campos, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viègas, fizeram falas no evento.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...