segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Prêmio Braskem de Jornalismo inscreve 228 reportagens

Foto: Olívia de Cássia
Assessoria
O Prêmio Braskem de Jornalismo - destinado a repórteres, editores, produtores, diagramadores e demais jornalistas que atuam na imprensa alagoana - voltou a registrar grande índice de participação na edição deste ano, com 228 trabalhos inscritos. Houve um crescimento de 5% em relação a 2012, mesmo após o fechamento do matutino O Jornal, que participava com várias reportagens.
Mais de 80 profissionais e 30 estudantes de jornalismo concorrem na edição de 2013, com matérias produzidas e veiculadas em jornal, TV, Rádio e Internet. Serão premiados os autores das melhores reportagens em onze categorias, entre elas texto, fotografia, design gráfico e imagem, além de projetos desenvolvidos em assessoria de imprensa.
Considerado o “Oscar” do jornalismo alagoano, o Prêmio Braskem vem homenageando os profissionais de imprensa há 24 anos, período em que tem incentivado o jornalismo investigativo e estimulado a produção de grandes reportagens. Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas, com o patrocínio da Braskem, firmou-se no calendário de eventos da comunicação em Alagoas.
Sempre com uma novidade a cada ano, o Prêmio Braskem inovou em 2013 com a realização das inscrições pela Internet. Um  site criado exclusivamente para o concurso permitiu aos jornalistas agilizar o envio dos trabalhos e obter várias informações, dentre elas as do regulamento. o  Site (premiobraskem.sindjornal.org.br) também vai facilitar a análise da comissão julgadora, que já  começou a trabalhar no final de semana.
A categoria com mais trabalhos inscritos em 2013 foi Reportagem de TV: 32 matérias. Em seguida vieram Webjornalismo (31), Fotografia (26), Reportagem Cinematográfica (24), Informação Econômica/Política (19), Design Gráfico (17), Reportagem Impressa (14), Assessoria de Imprensa (12), Radiojornalismo (7), Informação Esportiva (6) e Informação Cultural/Turística (5).
A categoria especial Prêmio Freitas Neto, destinada aos estudantes, teve 35 trabalhos inscritos.
O veículo campeão de inscrições foi o jornal Gazeta de Alagoas, com 45 reportagens. Em seguida vieram a TV Pajuçara (36), TV Gazeta de Alagoas (20), Tribuna Independente (19), O Dia Alagoas (12), portal G1 (12), portal Cada Minuto (10), Rádio Difusora (7), jornal Extra (5), Gazetaweb (4), TNH1 (3) e Primeira Edição (2). Outros somaram 18.
Na área acadêmica, Ufal, Cesmac e FITs somaram 35 trabalhos. 
A divulgação dos vencedores e a festa de premiação será no dia 30 deste mês, a partir das 21 horas, na casa de eventos Pierre Chalita (Jaraguá). Participarão da solenidade cerca de 700 pessoas, entre jornalistas, estudantes de jornalismo, empresários da comunicação, dirigentes do setor, autoridades e outros convidados.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...