sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Reforma do Memorial Zumbi dos Palmares é retomada após seis meses



Fonte: G1
Fotos JMarcelo Fotos

Foi retomada na tarde desta quarta-feira (30) a obra de recuperação do Parque Memorial Zumbi dos Palmares, em União dos Palmares. Por falta de um arqueólogo para supervisionar o serviço, a reforma estava parada há quase seis meses.

Com a chegada do profissional, os trabalhos para a construção de reservatórios de água já começaram. O serviço é um dos únicos que faltam para a conclusão da recuperação do memorial. Além da implantação de um sistema de água com hidrantes, a obra também prevê a reforma da cerca que contorna o local.

Como são necessárias escavações para as realizações do trabalho, a presença de um arqueólogo é obrigatória. “Quando nós temos qualquer intervenção, como a instalação de uma cisterna ou valas para encanamento, precisamos estar perto caso os escavadores encontrem algum artefato”, esclarece Scott Joseph Allen, profissional responsável por acompanhar as obras.

 Scott é americano, mas fez doutorado sobre a Serra da Barriga. Ele foi contratado pela construtora depois que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que o único profissional de alagoas com essa especialização estaria indisponível.

Já que a obra está praticamente pronta, a previsão é que o trabalho do arqueólogo dure cerca de duas semanas. Desde que durante as escavações não sejam encontrados objetos históricos importantes. “[Se algum objeto for encontrado] nós pedimos para a equipe que está escavando passar para outra parte, monitoramos a área e registramos aquele vestígio”, explica o arqueólogo.

Segundo a construtora, depois que terminarem as escavações, será feito um trabalho de finalização. Com isso, a previsão é que o parque esteja pronto em fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...