segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ritual marca início das comemorações do Mês da Consciência Negra em União dos Palmares

Foto: Blog jmarcelofotos
Por: Natally Tenório – Secom/UP


Com trajes de festa, flores, e agogôs, representantes do candomblé cumpriram ontem (3) o ritual da lavagem simbólica da Casa Jorge de Lima e da Praça Basiliano Sarmento no centro de União dos Palmares.

Cerca de trinta religiosos vieram da capital acompanhado pela mãe de santo a ialorixá Mãe Neide Oyá D'Oxum, do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), e representando União dos Palmares tivemos Luana Tavares, assessora da Secretaria de Cultura e adepta a religião.

Os religiosos fizeram um pequeno cortejo entre a casa Jorge de Lima e a Igreja matriz de Santa Maria Madalena onde estava sendo realizada uma missa, que contou com a presença dos umbandistas.
“A Lavagem é um ritual que celebra o passado, mas também a vida, e é um momento em que sempre se pede a eles [ancestrais] para que continuem dando força e paz, e assim foi feito”.

O evento dá o pontapé inicial aos festejos em comemoração ao Mês da Consciência Negra e no 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será celebrado pelo movimento negro os 318 anos da morte de Zumbi dos Palmares.

Zumbi, que é a maior referência do povo negro, lutou bravamente por décadas na Serra da Barriga pela liberdade do seu povo até que, em 1695, foi morto na Serra dos Dois Irmão, em Viçosa, após o último ataque à Serra comandado pelo paulista Domingo Jorge Velho.


Participaram da celebração deste domingo, a secretária de Cultura do município, Genisete Lucena, a secretária de Saúde, Cala Thereza, o assessor da Secretaria de Turismo Carlos Vasconcelos, adeptos da religião e Imprensa.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...