quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

É Carnaval de novo!

Olívia de Cássia- jornalista

E mais é uma vez é Carnaval, tempo de alegria, de festa, de reencontro com os amigos, de esquecer um pouco as adversidades da vida; entretanto, não podemos nos entorpecer e fingir que não vemos ou colocar uma venda em nosso rosto diante das injustiças cometidas no nosso cotidiano. Não podemos dispersar a chama de inquietação que existe dentro de cada um de nós, pelo menos daqueles que ainda a tem.

O tempo voou, se reinventou, levou pessoas, levou e trouxe esperanças, deixou marcas, acumulou experiências e nos deixou mais atentos. Sinto falta dos meus amigos Silvio Sarmento e Kelly, tão felizes nos carnavais e que me traziam alegrias;  mas vamos pensar que eles estão em mundo melhor e que podem estar num lugar de luz.

Mas mudando de foco, em pleno século XXI me deparo com a notícia, durante a semana, da prisão injusta do ator e psicólogo Vinícius Romão e fico pensando nos milhares de Vinícius injustiçados que diariamente são punidos sem culpa e sem apelação nesse sistema falho que precisa ser mudando com a maior urgência.

A sociedade brasileira ainda carrega ranços colonialistas, de soberba, hipocrisia e preconceito e no racismo existente vamos seguindo o nosso dia a dia, muitos aceitando tudo sem se indignar, mas aqueles que têm um pouco de discernimento e indignação não podem calar diante disso.

E não é pelo fato de Vinícius ter participado de novela da Globo e ser psicólogo;  se não fosse a imprensa  repercutindo o racismo e a vítima fosse uma pessoa pobre, estaria passando por constrangimentos muito piores, traumas que vai carregar para o resto da sua vida. Vinícius ficou preso por 15 dias e sabendo como funciona o sistema prisional no país, dá para imaginar o que deve ter passado.

Mal o ano começou e já foram divulgados pelo menos três casos no País, uma terra de pessoas  que nasceram de uma mistura de raças. O mundo evoluiu, a época da falta de informações e da ignorância já passou e nem assim as pessoas procuram mudar. Mas como existem bilhões de pessoas no mundo e cada uma com o seu modo particular de ser, o ser humano continua sendo uma incógnita, para quem lida com isso.

Mas é Carnaval e nessa época faço viagens saudosas no tempo, me lembrando da infância e juventude e do quando fomos felizes em nossos carnavais na Terra de Zumbi, o herói da liberdade. Dos bailes na Associação Atlética Palmarina,  às nossas incursões pelas ruas e avenida, passeios e muitas vivências.

Em tempo de Carnaval, vamos procurar viver nossas vidas sendo mais tolerantes, sendo verdadeiros e mais felizes. O Rei Momo vem chegando e trazendo irreverência, alegria e muita festa.  Vamos brincar, pular, aproveitar a vida com responsabilidade e prevenção. Aproveitem a vida e bom Carnaval!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...