domingo, 16 de março de 2014

Calendário escolar do Estado e do município foi adaptado por causa da Copa

Divulgação
Escolas da rede particular também vão se adequar ao período de jogos da Seleção Brasileira
 Olívia de Cássia - Repórter
 Este ano o calendário nas escolas do Estado, do município de Maceió e das universidades foi alterado por conta dos jogos da Copa, que terá início no próximo mês de junho. As escolas da rede particular também elaboraram o seu calendário de acordo com suas próprias demandas, segundo Bárbara Heliodoro  Costa e Silva, presidente do Sindicato das Escolas de Ensino Particular do Estado (Sinepe\AL).
A Tribuna Independente apurou que existem quatro calendários na rede particular de ensino que as escolas podem se adequar e algumas vão compensar suas aulas no sábado. Nos dias de jogos do Brasil não haverá aulas, a exemplo das escolas públicas.
“O calendário escolar está na proposta pedagógica de cada escola que segue a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). São 200 dias letivos e 800 horas de aula no ano”, observa Bárbara Heliodoro.
Ela destaca que este ano houve a necessidade de as escolas se adequarem aos dias em que o Brasil vai jogar e cada escola estabelece o seu calendário. A presidente do sindicato destacou que tem unidade escolar que iniciou suas aulas em janeiro e outras em fevereiro, de acordo com o que avaliaram melhor, algumas vão compensar suas aulas, se houver necessidade.
REDE MUNICIPAL
As aulas na Rede Pública de Ensino da capital começaram no dia 20 de janeiro e seguem determinação de lei federal que regulamenta o calendário escolar de 2014. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na rede municipal o calendário foi antecipado pelo mesmo motivo.
Mais de 60 mil alunos, matriculados nas 131 escolas integrantes da Semed terão aulas até o dia 12 de junho, quando começa o recesso escolar, até o dia 13 de julho. O período compreende o espaço em que ocorrem os jogos do mundial.
Na rede municipal de ensino de Maceió apenas quatro das 135 unidades de ensino não concluíram o ano de 2013 e, por isso, prosseguem com o calendário do ano passado. Essas escolas tiveram problemas diversos, o que as impediu de conclusão do ano letivo no prazo correto.
Um exemplo, segundo a assessoria, está o caso da escola Pedro Barbosa, que passou por uma reforma e a impediu de concluir o ano passado. As escolas que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) seguem a mesma programação das demais unidades de Educação Básica.
O encerramento do calendário de 2014 está mantido para o mês de dezembro, isso porque o período de recesso estendido na metade do ano será compensado com a antecipação das aulas.
 Escolas do Estado terão recesso de 12 a 19 de junho
As escolas da rede estadual de ensino também entrarão em recesso de 12 a 29 de junho de 2014, período que coincide com a realização dos jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo. A medida, que segue orientação do Ministério da Educação (MEC), foi divulgada em portaria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
Nas unidades que concluírem o ano letivo 2013 no mês de dezembro passado, o ano letivo 2014 começou no dia 3 de fevereiro, enquanto as escolas com calendário diferenciado iniciaram 2014 em outras datas. Caso a seleção brasileira se classifique para as outras fases da Copa, da mesma forma não haverá aula nos dias de jogo, e as unidades escolares deverão acrescentar dois dias letivos ao seu calendário para a reposição dessas datas.
UFAL e UNEAL
Na Universidade federal de Alagoas (Ufal) as aulas começaram no dia 10 de março, mas trabalhou um calendário flexível e cinco dias foram acrescidos ao calendário, totalizando 105 dias letivos, em decorrência do período da Copa do Mundo, a ser realizada entre os meses de junho e julho. Os dias de jogos do Brasil serão tidos como feriado total.
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) disponibilizou seu calendário na internet, no site da instituição. Nos dias de jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa Mundial de Futebol (dias 12, 17 e 23) haverá um recesso no turno do jogo.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...