sexta-feira, 11 de abril de 2014

Minha mensagem para hoje

Olívia de Cássia - jornalista

É verdade que nosso país tem infinitos problemas, passamos por situações políticas diversas, mas temos uma democracia, que não é a ideal ainda, mas estamos aprendendo como se faz, aos poucos, pois o país viveu por muitos anos um período de exceção, onde não se podia sequer falar dos problemas e muito menos criticar quem estava no poder.

Jornais foram empastelados, jornalistas e democratas mortos e encarcerados, famílias foram destruídas pela falta de democracia no país e pouco se sabia do que se passava nos porões e nas dependências do DOI-Codi. E quando se denunciava as perseguições,  a pessoa era perseguida e morta misteriosamente.

Depois de muitas lutas e reivindicações dos movimentos populares o país conseguiu eleger o seu primeiro presidente pelo voto direto e de lá para cá tem sido um aprendizado constante. Não podemos abrir mão da liberdade conquistada a duras penas.

Os mais jovens não sabem disso, mas podiam muito bem conhecer a história do país por meio de leitura e também da própria internet, onde estão disponibilizados milhares e milhares de textos sobre o assunto.

É preciso que as pessoas conheçam primeiro a história do seu país e sua língua, para poder ter argumentos para criticar quem quer que seja. Vamos pensar nisso e adotar uma postura coerente.
Que sejamos  mais otimistas diante do caos, que sejamos propositivos e menos arrogantes. 

Que marchemos nas fileiras daqueles que querem ver um país melhor e mais justo, apresentando propostas de melhorias e não apostando naquela velha máxima do ‘quanto pior melhor. Esta é a minha mensagem de hoje.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...