domingo, 2 de novembro de 2014

Sobre o ódio e a intolerância...

Olívia de Cássia – jornalista

Incrivelmente, há uma semana das eleições presidenciais, o acirramento da disputa ainda não acabou e parece que terá um terceiro turno pela frente; pelo menos é o que apostam os perdedores insatisfeitos. São sentimentos conservadores que estavam encubados e que se revelaram na campanha presidencial.

Alguns eleitores do candidato derrotado Aécio Neves, liderados pelo roqueiro entorpecido pelo ópio Lobão, fizeram uma passeada no sábado, 1º, pedindo o impeachment da presidente Dilma, eleita legitimamente pela maioria e num processo democrático, no último dia 26 de outubro.

Não pensem que a militância que foi às ruas defender a candidatura da presidente Dilma vá se acovardar diante de uma provocação, mas é melhor que as ‘ditas’ lideranças desses lunáticos entorpecidos se afinem com a realidade e lembrem que a ditadura já passou.

Vivemos em um regime democrático e de direito e se não fosse isso, esses que foram às ruas ontem,  teriam sofrido represálias, diferente do que propagam ser o Brasil uma ditadura. Quem diz que estamos vivendo numa ditadura está agindo de má-fé; nunca leu um livro de história ou está querendo se aproveitar da ignorância de outros.

É de se estranhar a postura dessa gente, principalmente do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tão afeito à civilidade e à elegância, que inclusive estava percorrendo o Brasil, defendendo a liberação da maconha, que esteja apoiando esse tipo de comportamento.

Mas da mesma forma que nesse mundo a gente deve estar acostumada a todo tipo de insurgência, não devemos estranhar tanto a postura desse pessoal. Dizem que o ser humano não sabe amar pela metade, da mesma forma que não sabe odiar pouco. Vai aos extremos.

Embora eu não concorde muito com a teoria, ultimamente é o que estamos vendo nas redes sociais. Ao contrário dessa gente, como disse Kiko Nogueira em seu blog, temos que nos unir para a continuação de um país mais solidário, mais justo, com mais oportunidades para todos: independente de cor, crença, religião ou região do país em que cada um tenha nascido.

“As pessoas deveriam ser agradecidas pela diversidade do nosso grande país. Essa é a nossa riqueza”, disse Kiko. Os ricos e conservadores de plantão, insatisfeitos com os programas sociais do governo, disseminam o ódio e a volta do país a uma ditadura militar.

Só um ignorante e sem escrúpulo defende a volta do cerceamento dos direitos civis e da violência por causa da manifestação de pensamentos, porque é isso que estão defendendo claramente.

Cinicamente, esses defensores da direita, inconformados com a derrota das urnas e porque não aceitam a decisão da maioria, estimulam o desprezo e a violência enquanto falam o que lhes dá na telha: muita asneira inconsequente. Que a paz seja a mola mestra que nos norteia: uma boa semana para todos. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...