terça-feira, 11 de novembro de 2014

Tema da redação surpreende professores e alunos também em Alagoas


Gabaritos do Enem saem até esta quarta-feira e resultado deve ser divulgado em janeiro


Olívia de Cássia - Repórter

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 foram elogiadas por professores de cursos pré-vestibulares ouvidos pela reportagem. O tema da redação foi ‘Publicidade infantil em Questão no Brasil’, surpreendendo alunos e professores, que esperavam assuntos como: eleições, Copa do Mundo, liberação da maconha e outras drogas, entre outros. Mas apesar da surpresa, a abordagem agradou.
Segundo o professor de Literatura e Língua estrangeira de um cursinho popular da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Sérgio Rogério Oliveira da Silva, ninguém estava discutindo ‘Publicidade infantil em Questão no Brasil’, apesar de ter sido veiculado em reportagens e matérias em programas televisivos.
“Pegou muita gente de surpresa, que esperava Copa do Mundo, eleições; ninguém imaginava esse, mas é um tema importantíssimo, de uma publicação da resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que considerava abusiva a publicidade voltada para crianças e adolescentes”, observou.
Sérgio Rogério disse que o empresário e cartunista Maurício de Souza (criador da Turma da Mônica) é contra essa resolução do Conselho. “Achei bom porque as pessoas começam a refletir sobre isso”, ressaltou Sérgio Rogério.
Segundo reportagem do jornal O Globo, uma semana depois da publicação da resolução, Maurício de Sousa postou em sua conta no Instagram uma imagem de uma menina segurando um cartaz em protesto pela medida. “A imagem repercutiu nas redes sociais e Maurício de Sousa, que tem diversos produtos licenciados com os seus personagens, usou o Instagram para se retratar”, diz o jornal.
SURPREENDENTE E ATUAL
O professor Luiz Armando, da plataforma Meu Tutor, em Maceió, disse que o tema foi surpreendente, mas atual e que os organizadores acertaram quando colocaram a matéria: “Eles acertaram na abordagem do tema, na ideia e meus alunos também gostaram; conversei com alguns depois da prova”, disse ele.
O aluno do terceiro ano Gabriel Alves disse que gostou muito das provas do Enem, não só da redação, mas das outras avaliações também. Segundo ele, a prova de Biologia surpreendeu; foi diferente, mas não difícil.
“Só achei matemática muito cansativa, mas como eu tinha estudado muito, deu para fazer uma boa prova. Esse tema (Publicidade infantil em Questão no Brasil) a gente tinha feito uma redação, na escola que estudo (Santíssimo Senhor) e no cursinho também. Passei muito tempo na redação e foi melhor; tive dificuldade em matemática, mas deu para fazer”, disse ele.
Gabriel Alves está tentando uma vaga no curso de Publicidade e disse que o primeiro dia de provas foi mais difícil.
Gabaritos do Enem saem até esta quarta-feira
O presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) em Alagoas, Zeuxis Emanuel de Morais, disse que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) não tem informação de quando sairá o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, mas que deve sair até janeiro do ano que vem.
“A Ufal não tem a informação de quando sairá o resultado, pois com o aumento do volume de material da prova de redação para corrigir, não há previsão; não tem como prever”, observou. Quanto à questão da pontuação mínima para o candidato conseguir uma vaga na universidade, segundo ele, varia de ano para ano e de curso para curso.
Segundo o site do Enem, os gabaritos devem ser divulgados até quarta-feira na internet, no site; já os resultados individuais da avaliação, serão disponibilizados em janeiro, mediante inserção do número de inscrição ou CPF e senha do candidato, no site do Inep.
FALTOSOS
Cerca de 2,5 milhões de candidatos inscritos no Exame em todo o País faltaram às provas deste ano, informou o MEC (Ministério de Educação) neste domingo (9).

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...