quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Parte de casa construída em barreira desaba no Jacintinho

Desabamento da casa na Grota do Moreira
 foi ainda em consequência das chuvas 
que caíram em Maceió nos últimos dias
Olívia de Cássia - Repórter-Tribunas Independente - foto Adailson Calheiros

arte de uma casa construída em uma barreira, na Grota do Moreira, no bairro do Jacintinho, em Maceió, desabou na madrugada de terça-feira (24), ainda em consequência das fortes chuvas que castigaram em Maceió nos últimos dias.
O desabamento aconteceu por volta de 1h30 da manhã, segundo os moradores do local. A dona de casa Valderez da Conceição disse que o barulho foi muito grande e todos ficaram assustados, mas ela conta que o proprietário do imóvel não gostou da presença da imprensa e disse que vai voltar a construir.
O imóvel de seu Luiz Jorge, conhecido como Luiz do Galo, foi edificado em uma área de barreira e está colocando em risco a vida de vários moradores da comunidade. Logo abaixo da casa tem um terreno, que é de propriedade dele também, de onde foi retirado muito barro com um trator, segundo testemunhas do local.
Os moradores estão assustados como é o caso de Ana Lúcia Nascimento da Silva. Ela disse que a laje da casa terminou de ser feita no domingo e que pessoas ligadas à prefeitura (Defesa Civil) estiveram no local na terça-feira de manhã e disseram que outras casas estão correndo o risco de desabamento.
“Amanhã ele (seu Luiz) ficou de ir à secretaria para conversar com o pessoal de lá”, disse. Dona Ana Lúcia Nascimento mora em uma casa na parte de baixo da casa de seu Luiz, e está escorada com madeira, também em fase de construção. Quatro pessoas moram na casa de dona Ana Lúcia: duas crianças, ela e o marido.
A dona de casa disse que na residência onde teve o desabamento estava sendo construída uma laje, que foi concluída no domingo. “Ontem de madrugada ouvimos muito barulho e quando menos esperamos a parte da casa de cima estava desabando”, conta.
Seu Amaro Sebastião da Silva mora vizinho à casa de seu Luiz Jorge e teve parte de sua casa atingida pelo desabamento. “Eu estou por aqui de dia, mas me aconselharam a não permanecer no local à noite”, conta.
O morador da Grota do Moreira disse ainda que seu Luiz Jorge não gostou da presença de ‘estranhos’ (imprensa) no local e está achando que foi ele (Amaro) quem fez a denúncia. “Ele está achando que fui eu quem contei, mas não foi. Escutei um barulho e não queria sair da casa, mas no terceiro eu saí. Seu Luiz disse que vai fazer o reparo”, reforça.
DEFESA CIVIL
A reportagem entrou em contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e foi informada pela assessoria que a casa não corre risco.
“A casa foi construída em terreno irregular, mas a situação está estabilizada. A Defesa Civil, Meio Ambiente e demais órgãos competentes vão acompanhar e apurar as causas do desabamento”, observou a assessoria.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...