terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Encontro Artístico Identidade Alagoana terá mix de cultura no anexo do Deodoro, amanhã

Olívia de  Cássia - Repórter - Primeiro Momento


Evento reunirá várias vertentes da cultura alagoana e encerra a programação deste ano
Encerrando a programação de eventos do grupo cultural Identidade Alagoana em 2015, acontece amanhã (16), a partir das 18h, no anexo do Deodoro, o 7° Encontro Artístico Identidade Alagoana, que continua com a proposta de misturar as diferentes vertentes da cultura alagoana em uma só noite.
Encerrando a programação de eventos do grupo cultural Identidade Alagoana em 2015, acontece amanhã (16), a partir das 18h, no anexo do Deodoro (Fotos: Paulo Tourinho)
O evento é gratuito e além dos shows musicais, haverá recital de poesias, apresentações de dança, venda de artesanato e artes visuais. A proposta é que o espaço abrigue as diferentes formas de arte produzidas em Alagoas e que estas se encontrem em um só local.
A reportagem do Primeiro Momento foi conversar com alguns integrantes do grupo, na Casa da Macaxeira, no bairro do Poço, para saber mais sobre o evento. O 7° Encontro terá as exposições de desenhos do professor Eduardo Omena; a tradicional feira livre de produtos artesanais, a realização de uma Roda Marginal e a participação do Grupo Teatral Joana Gajuru.
No encontro, o produtor, músico e artista multifacetado Arnaud Borges será um dos grandes destaques e será homenageado. Ele disse que vai falar sobre a sua trajetória artística no Estado e sua experiência como artista.
No encontro, o produtor, músico e artista multifacetado Arnaud Borges será um dos grandes destaques e será homenageado.
“Sou poeta, produtor, músico e faço um pouco de tudo no meio cultural. Nasci em Maceió, fui a Junqueiro; de lá para Viçosa, onde aprendi o formato da essência da cultura, como um todo, principalmente a cultura periférica, que eu amo e é aquela de onde eu vim também”, destaca.  
No 7º Encontro Artístico Identidade Alagoana, Arnaud Borges vai tocar e convidar grandes artistas da música alagoana para dividir o palco do Teatro de Arena Sergio Cardoso. Ele conta que vivenciou muito a cultura no Quilombo Sabalangá, lá em Viçosa.
A reportagem do Primeiro Momento foi conversar com alguns integrantes do grupo, na Casa da Macaxeira, no bairro do Poço, para saber mais sobre o evento.
“Minha mãe trabalhava na Escola Coronel José Aprígio Vilela e quando vinha a Maceió transitava pela Rua Lago da Paz, no Vergel do Lago, ou seja; dois quilombos. Observava onde as pessoas criavam e recriavam sua própria cultura, sem precisar de moldes politiqueiros, de todo e qualquer governo”, pontua.
Arnaud Borges destaca que o grupo Identidade Alagoana amplia a cultura popular. “Hoje é um dos meios que faz com que a gente se aproxime de artistas para com artistas, com os mestres e com o mundo: tem essa acessibilidade a partir do Identidade Alagoana, que movimenta a cultura como um todo”, destaca.
Arnaud Borges destaca que o grupo Identidade Alagoana amplia a cultura popular.
No encontro terá peças da cultura popular, composições autorais, grupos de hip hop, que vão versar improvisando, o tema é o que vem na hora. Diego Marcel, outro representante do Identidade Alagoana disse que todo encontro é assim.
“A gente tenta misturar música com outras manifestações culturais; usa diversas ferramentas como a internet; com site, página no Facebook; um programa de rádio comunitária; tudo o que a gente pode usar para divulgar a cultura”, observa.
Segundo ele, vai ser uma noite de uma utopia de uma noite só, como vem acontecendo há sete anos. “A gente trabalha misturando tudo, envolve muita poesia. É um encontro artístico de artes diferentes, com performance teatral do Joana Gajuru”, destaca.
O evento será também uma oportunidade para os artistas mostrarem seus talentos e trocarem informações entre eles. Todos os artistas que vão participar têm músicas em parceria com Arnaud Borges. 

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...