quinta-feira, 2 de junho de 2016

A gente tem que decidir ...


Por Olívia de Cássia

Então chega aquele momento que a gente tem que decidir. O poeta já dizia que uma hora ou outra a gente tem que decidir se fica, se segue em frente ou se dá alguma chance ao que ficou lá trás.  É difícil, mas  o melhor a fazer é tomar a decisão e seguir em frente.

A gente precisa ter um pouco de dignidade e perceber quando não há mais motivos para ter esperança e supervalorizar o outro que nunca soube te dar o devido valor.  "Na dúvida, largue a incerteza no meio do caminho e siga por onde os sinais forem mais fortes".

Mas não pense, meu Diário, que eu tenha agido e pensado sempre assim: foi preciso o peso da idade e dos anos vividos;  que a vida batesse muito no meu lombo; me levasse quase ao fundo do poço, para que, aos poucos, eu tenha ressurgido das cinzas, feito a fênix, aquele passo da mitologia grega.

Apesar das limitações físicas de hoje, sem sombras de dúvida, eu posso dizer que sou uma mulher livre de amarras e impedimentos internos que me  consumiam a alma. Livre de qualquer sentimento opressor e que me levava a ter tão baixa autoestima.

E como é ruim esse sentimento de inferioridade que eu carregava comigo. Por causa disso cometi desatinos; as pessoas não me entendiam ou não procuravam entender que eu era uma menina e jovem tímida, em busca de seu eu, querendo acertar na vida.

Me humilhei até ao ponto que um ser humano jamais deve chegar: de pedir perdão sem nada ter feito, quando eu mesma era a vítima daquilo tudo: vítima da minha ingenuidade e insensatez. A gente tem que tomar as rédeas do destino e decidir.

Num dia qualquer a gente amanhece disposta e aí  age como deveria ter sido  em toda a vida e mesmo que venha a se arrepender depois, não importa: o importante é decidir.  Não ter medo de ter medo e se libertar de todas as amarras que nos impedem de ser feliz. Independente de qualquer coisa, sem fingimento, sem querer ser o que não é.

A vida vai nos levando por caminhos distintos. Fernando Pessoa, em 'O Livro do Desassossego', disse que "a decadência é a perda total da inconsciência; porque a inconsciência é o fundamento da vida".

E reflito que quase sucumbi a essa decadência que fala Pessoa  mas, felizmente, por mérito meu ou do destino, ou seja lá de que entidade espiritual tenha sido, sobrevivi àquela tempestade, Diário. Boa noite.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...