domingo, 28 de agosto de 2016

Para refletir neste domingo


Por Olívia de Cássia


Um domingo de alegria e muita paz para todos nós, apesar dos pesares. Mas não devemos transformar nossas expectativas em dramas, culpa ou angústia. Penso neste momento que nos dias de tristeza, a gente aprende a pensar em positividade. No meu caso tem sido assim.
Tenho pensado em lugares que só fui em pensamentos ou nas viagens das leituras que faço, nos bons momentos vividos, nos amigos que conquistei ao longo dessa minha passagem aqui na terra e na esperança de tempos melhores.

Se não for assim, a gente não suporta a carga que pesa em nossos ombros. Para algumas pessoas essa prática pode parecer doidice, alienação e uma fuga. Mas pensar positivo não é alienação e não quer dizer que a gente está alheio ao que se passa em nossa volta ou em nosso país.

Às vezes tenho ido de encontro a situações vexatórias que não quero aqui expor das nossas lideranças, mas me furto a fazer críticas a quem de direito, embora saiba que essas avaliações minhas talvez não sejam levadas em conta, por certos políticos arrogantes do nosso ciclo, que se acham os 'donos da verdade'.

E é por essa 'peitica' que chegamos a essa situação de crise absoluta. Mas quem sou eu para tecer avaliações conjunturais diante de 'dinossauros' da política, enclausurados nas suas verdades 'absolutas, , esperando a hora de dar o bote.

Já passei por algumas situações de quase desemprego por conta de expor meu modo de pensar. E não tem nada pior para um profissional do que se ver diante de um possível desemprego ou desempregado, por pensar diferente . Felizmente encontrei na vida pessoas solidárias.

Hoje, já afastada do trabalho, por motivo de saúde, me ponho a pensar em tudo aquilo, sem guardar mágoas ou sentimentos rancorosos dentro de mim. Os momentos de intempéries fazem parte da vida de todo mundo e posso dizer que, apesar das dificuldades, venci o medo de ter medo de tudo.
Há muito tempo, em priscas eras, eu era mais radical na minha forma de pensar. Mas hoje avalio que algumas coisas que eu entendia como a serem seguidas, continua valendo, mesmo me pondo mais flexível diante do caos.

Miguel Lucas, em artigo 'Insista no pensamento positivo', disse que a nossa motivação para fazer o melhor vem do pensamento. "Cada ação que temos é precedida por um pensamento que inspira essa ação. Mas, quando deixamos de pensar (devidamente), perdemos a motivação para agir", escreveu.

Segundo Lucas, grande parte de nós passa o nosso tempo de vigília em automático, como se estivéssemos a sonhar, onde esse sonho se desenrola sem a nossa consciência debitar o quer que seja.

"Fazemos mais um dia as mesmas coisas da mesma forma, com o mesmo ritmo, criticamos os outros e a nós mesmos com as mesmas frases, como se tivéssemos decorado o guião de um peça de teatro e a fossemos recitando, dia após dia", avalia.
Para refletir neste domingo. Desejo a todos muita alegria e positividade. Bom dia.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...