quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Considerações sobre o Natal

Por Olívia de Cássia

E no próximo sábado, novamente é Natal. O tempo passa tão depressa e como diz o poeta, quando percebemos não cumprimos as promessas do ano anterior. Eu já não faço lista de metas tem muito tempo e o que vier de positivo para mim será lucro.

Não farei planos e não prometerei nada a ninguém, nem a mim mesma. O que der para fazer e eu tiver condições, será feito. Só quero me organizar mais e ocupar o meu tempo, para não cair na ociosidade e mesmice. Peço a Deus só um pouco mais de tolerância.

Apesar de saber que estarei ficando mais velha logo nos primeiros dias do ano e que não sei o que me espera com relação às minhas limitações, torço para que acabe logo este ano. Que não haja mais nenhuma tragédia e que Deus tenha condescendência com nosso Brasil. Só ele poderá nos salvar.

Este ano não vai deixar nem um pingo de saudade para a maioria da população. Um ano difícil para a nossa Nação. O país está vivendo uma crise sem tamanho e tenho dito e repetido, ‘primeiramente e segundamente: Fora Temer golpista’, sempre que tenho oportunidade.

Infelizmente estamos vivendo um momento em que as instituições brasileiras perderam toda a credibilidade, há corrupção por toda a parte e roubalheira são parte da nossa realidade. A violência urbana se acentua, jovens pobres e negros de 14 aos 23 anos morrendo por causa do vício do crack.

Mas voltando ao nosso assunto em tela, em Maceió, o clima natalino está nas ruas da parte nobre da cidade, com turistas de tudo quando é lugar. Os maceioenses já se anteciparam às compras e os shoppings estão lotados desde o começo do mês.

As pessoas correm para as compras com vistas à festa que comemora o nascimento do Menino Jesus. Ainda na parte nobre da cidade, ruas, prédios residenciais e hotéis estão iluminados lindamente, com árvores de Natal e outras simbologias do mundo de lá, mas nada lembra a nossa região, nem o principal aniversariante.

O padre João César, da capela D. Bosco, no bairro do Prado, tem feito muitas críticas em suas pregações a respeito disso. A decoração natalina não tem nada a ver com nossa região e nem tem a lapinha.

Já o padre Alex Sandro Silva, em entrevista que me deu ano passado, lembrou que o Papai Noel é um símbolo capitalista e uma figura desvirtuada do Natal e que a Igreja alerta os católicos para essa confusão. Substituíram o menino Jesus pelo Papai Noel.

A igreja também lembra aos cristãos que “Cristo é a nossa esperança; esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas”, mas tudo isso é esquecido por muita gente quando sai da igreja.

Nessa época do ano – atitude que deveria acontecer durante todo o tempo -, o mundo cristão prega a humildade, a caridade, a fraternidade e a paz, mas isso está muito longe dessa realidade.

Há pouca fraternidade, a intolerância e o preconceito tem se revelado como verdadeiramente é e a paz tão sonhada muito longe de acontecer. Alguns países pelo mundo a fora em guerra brigando por questões religiosas e inocentes morrendo, sem piedade.

Que neste Natal saibamos ser melhor, que a paz e o verdadeiro espírito natalino esteja presente em cada coração. Que haja justiça, tolerância e amor fraternal. Boa noite e Feliz Natal. Que o Ano-Novo nos traga esperança.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...